quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Musicalmente é difícil definir o Rock Cristão. Dentro deste termo co-existem diversos grupos, cada um seguindo um subgênero do Rock. Por isso o termo Rock cristão é uma espécie de "guarda-chuva", englobando bandas muito diferentes, mesclando tendências que vão do Blues tradicional ao Rock alternativo e do Pop ao Heavy Metal.

Além desse problema na definição, as bandas de Rock cristão, não raro, mudam de estilo ao longo da carreira, adequando-se ao gosto do público ou adaptando-se conforme ocorrem mudanças em suas formações.

Origens

O Rock Cristão surgiu nos meados dos anos 60, acompanhando as tendências musicais dos anos 60 e o movimento Hippie. Muitos dos primeiros grupos eram integrantes do Jesus Movement, movimento que surgiu no rastro da contra-cultura hippie e que buscava oferecer uma perspectiva de vida cristã aos jovens desestimulados com as propostas de paz e amor baseados em drogas e sexo livre.

As primeiras bandas foram mal recebidas pelas igrejas protestantes, pois o Rock era tido como "música do diabo" e associado com um comportamento socialmente repreensível.

Com o tempo a música foi ganhando credibilidade por, entre outros motivos, ser meio de aproximação dos jovens ao cristianismo.

A partir dos anos 1980 as bandas do Rock cristão foram gradualmente se contextualizando e angariando uma aceitação do público protestante cada vez maior. Começaram a atrair o interesse da mídia e de gravadoras seculares, conseguindo grandes contratos, maior exposição e sucesso internacional. Muitas bandas novas surgiram e continuam surgir, consolidando o gênero e dissociando-o cada vez mais do seu ambiente eclesiástico original.


JESUS is the Rock, evento que marcou a história da música

Nos dias 30 e 31 de julho em Cachoeira Paulista, bandas de rock católico vieram de todo o Brasil para juntos celebrar o evento: Jesus is The Rock. Foram 30 horas de muita música e todos os estilos de rock estiveram presentes: heavy metal, trash metal, hard rock, hardcore, punk rock, blues, metal tradicional, pop rock, new metal, alternativo psicodélico e rock and roll.

O evento começou no sábado às 8h com a Santa Missa, e se encerrou no domingo às 16h. Durante a madrugada, o som teve uma pequena pausa, mas mesmo assim as pessoas fizeram uma fogueira e ficaram tocando e rezando juntos. Foi um grande momento de unidade e reconciliação, as bandas puderam compartilhar suas experiências e mostrar o que realmente significa responder à um chamado de Deus.
Um momento muito esperado foi o show do Cristoatividade (foto a cima), banda criada por Eraldo Mattos e que foi a precursora do rock católico e que há 7 anos não tocavam juntos. Cantores e músicos das bandas de rock se emocionaram ao resgatar o seu primeiro chamado : "Sermos vitoriosos porque a vitória já foi ganha pelo grande vencedor" disse Eraldo. Também no palco principal tivemos a Banda Rosa de Saron, The Flanders, Expresso HG e Ceremonya, além de bandas do Brasil todo.
O Diácono Nelsinho Correa (E foto acima) também levantou o público ao cantar a música: "Rei Senhor", ele também foi integrante do Cristoatividade e lutou muito pelo reconhecimento desse estilo musical. O Diácono Cleidimar (D foto acima) Moreira também esteve presente no domingo e invocou a presença do Espírito Santo à todos presentes e à CODIMUC.

Alguns jovens também deram testemunhos muito fortes de conversão e entrega à Deus e à missão. O jovem Onias Botelho, após ser traficante de drogas e um pacto com o inimigo, mostrou como o choro de seu pai fez voltar à Deus e lutar contra o vício que há 10 anos dominava sua vi
da.
No palco alternativo tivemos bandas de todo o Brasil, a Banda Hava veio de Porto Alegre e mostrou seu talento para todos os presentes. Tivemos também a Banda Canto Novo do Rio de Janeiro, que o seu carisma conquistou a todos. Foram 24 bandas no Palco Alternativo e 23 no Palco Principal.

Um diferencial no evento foi a presença do Santíssimo Sacramento sendo adorado durante todo o tempo. Cada banda teve seu momento de oração e entrega. Therezinha Ferreira também conduziu um momento de oração d
e cura durante o evento. Padres também se revezaram para atender confissão.
No encerramento a Banda União foi a última a tocar no evento e o Pe. Antônio Lima que os acompanha nos deu a benção final. Acreditamos que esse realmente será somente o primeiro de muitos eventos como esse, onde juntos estaremos celebrando o amor, o perdão e a unidade que o próprio Cristo nos pediu.

"Os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria" Sl 125


aki nos links umas bandas de ROCK
CATOLICOS....

E AQUI UMA BANDA QUE DEUS ESTA GUIANDO NO CAMINHO CERTO
CONFIRA NO LINK
BANDA FATOR C......


Nenhum comentário:

Postar um comentário